No mundo náutico e marítimo o termo corda não existe! – á bordo de uma embarcação só existem duas cordas, a do relógio e a do sino – o termo cordame ou cordoalha é empregue para se referir ao massame, que é o conjunto de cabos que aparelham um navio ou que servem para manobrar uma máquina ou um engenho e se divide em fixo e de laborar.
O massame fixo é composto pelos cabos que aguentam a mastreação: ovéns, brandais, estais, patarrazes e cabrestos. O massame de labor é composto pelos cabos usados no trabalho (labor) com os diferentes paus não fixos de um veleiro (retranca, pau de spi) e com as velas, como as escotas da vela grande, e da vela de estai ou do spinnaker .
Os nós estão presente em todos os tipos de embarcações, sejam grossos, fino, para ancorar, rebocar, de náilon ou poliéster, torcida, trançada, não importa, ele é fundamental para qualquer situação!
E não basta preparar o nó com qualquer cabo, é necessário saber quais cabos utilizar para a condição empregada. Isso influência no peso do material a ser amarrado, no material do próprio cabo, nas condições de cabos submersos ou imersos, como âncoras e boias salva-vidas.
Veja as características para uma embarcação de até 15m:
Assim como os comprimentos e os diâmetros, o material de cada cabo é muito importante na sua finalidade, alguns não servem para tais serviços, outros podem ser menos resistentes ao sol e abrasão, outros mais resistentes, tem custo alto, não são recomendando para guinchos ou espiais. A tabela a seguir mostra o melhor material para cada função:
REPORT THIS AD
Quanto a Trama, podem ser:
- Torcidas: Formados por vários cordões torcidos, que em geral esticam mais, absorvendo melhor impacto. São mais usados em amarras, espias e reboques, situações em os trancos são frequentes.
- Trançados: São confeccionados com cordões entrelaçados e podem ter a “alma” (núcleo) e capa de proteção, que aumenta a “pega” — este tipo de cabo é bastante indicado para fazer nós, por exemplo. Os cabos trançados não são muito elásticos e fazem menos “coca”, o que significa que torcem pouco ou emaranham menos.
Como fazer o nó e para qual finalidade?
Nós terminais: usados nos finais dos cabos e servem para impedir que o próprio cabo corra em um olhal.
Nós de liga ou união (para junção de cordas): Nós feito para unir dois cabos.
Fonte: Navalunivali