Na hora de tirar da marina, veja se tudo está em dia com seu barco para navegar.
Muitas vezes a falta de uso constante das embarcações deixa uma coisinha ou outro meio emperrada. Então, se esse é o seu caso, listamos algumas dicas para que nada fique faltando e você não arrisque o passeio. Para isso, conversamos com o especialista em assistência técnica náutica José Moura, mais conhecido como Keko. Diretor da Kekomar Serviços Náuticos, empresa que atua em todo o Sul e do sudeste do Brasil.
Vamos lá!
1) Documentação:
É importante verificar o número de pessoas que a embarcação esta homologada. Deve-se também verificar a classificação de navegação. E se a embarcação está com os materiais de salvatagem obrigatórios.
2) Revisão do barco:
Todas as revisões necessárias dos equipamentos que compõem um barco devem ser feitas conforme o período estabelecido pelo fabricante. Para que a vida útil do produto alcance o mínimo estabelecido pelo fabricante. Pois o produto já está sobre forte desgaste pela sua exposição às intempéries do ambiente.
Dica do especialista: Se deixar para a última hora você pode ter problemas com disponibilidade de mão de obra especializada. Além de peças e equipamentos, e isso tudo pode lhe custar muito mais caro.
3) Segurança:
Verificar a validade dos equipamentos de segurança a bordo. Como extintores, foguetes, coletes, boia circular, facho Holmes. Além de cabo retinida, e balsa se houver a obrigatoriedade pela classificação.
4) Parte elétrica:
Importante começar pelos itens de extremas necessidades como:
Luzes de navegação, alerta e emergência, Radio VHF, GPS, Radar, piloto automático, quadros de distribuição de energias, fusíveis de reposição, Sonda, sea fire se houver sistema de segurança. Carregadores de baterias, transformadores, alternadores, motores de arranques, e baterias. Verificando a integridade de cada equipamento.
Ar condicionado e seus periféricos, como: Gás, filtro de entrada de água, mas para refrigerar o sistema e filtro de purificação do ar.
A elétrica do barco é responsável pelo bom funcionamento de todos os equipamentos, se não visitada periodicamente para verificar os danos causados pela oxidação podemos nos deparar com vários tipos de problemas.
5) Casco/pintura:
Reativar a pintura de fundo para permanecer um período maior na água. Para os cascos limpos, verificar se há fissuras, quebras, ou cracas acumuladas que podem prejudicar o desempenho. É importante também checar a integridade dos registros de entrada de água pelo casco, fechar e abrir várias vezes, e ver o nível de oxidação.
Verificar anodos dos eixos, dos hélices, dos flaps, do espelho de popa, retirar a crosta que se forma sobre eles para reativar.
6) Motor:
O recomendado para cada motor é fazer a manutenção conforme o que está descrita no manual para o número de horas. Além disso: Nível e validade do óleo do motor, reversor, gerador, e dos sistemas hidráulicos. Conferir as tensões das correis dos motores e gerador e também se há ressecamento tanto das correias quanto de mangueiras. Checar o tanque de combustível, de água, de detritos e seus periféricos como os filtros.
Depois de cair na água, os cuidados devem continuar, neste período de verão o aumento da temperatura e o uso constante do barco exigem muito mais dos equipamentos. Se não foi feita a manutenção adequada, com limpeza, proteção e o uso correto, a embarcação começa a apresentar problemas. Carregadores, transformadores, baterias, eletrônicos, iluminação de alerta, ar condicionado, geradores e motores, apresentam problemas com mais frequências e os vilões normalmente são a falta de conhecimento e manutenções periódicas.
Fonte: Perfil nautico