Cada lancha, um consumo
19 pés
Motorização mais frequente:
1 motor de popa 90 hp, gasolina
Consumo médio: 18 litros/hora
Rendimento médio: 0,9 litro por milha
Autonomia média: 95 milhas
Portanto… um passeio padrão de 30 milhas consumirá 27 litros
22 pés
Motorização mais frequente:
1 motor de popa 225 hp, gasolina
Consumo médio: 40 litros/hora
Rendimento médio: 1,5 litro por milha
Autonomia média: 140 milhas
Portanto… um passeio de 30 milhas consumirá 45 litros
30 pés
Motorização mais frequente:
1 centro-rabeta, 320 hp, gasolina
Consumo médio: 50 litros/hora
Rendimento médio: 1,9 litro por milha
Autonomia média: 130 milhas
Portanto… um passeio de 30 milhas consumirá 57 litros
36 / 40 pés
Motorização mais frequente:
2 motores centro Rabeta, 300 a 370 hp cada, diesel
Consumo médio: 75 / 90 litros/hora
Rendimento médio: 3,6 litro por milha
Autonomia média: 200 milhas
Portanto… um passeio de 30 milhas consumirá 108 litros
42 a 48 pés
Motorização mais frequente:
2 IPS 600 de 435 hp / 2 centro pé-de-galinha, 480 hp cada, diesel
Consumo médio: 100 / 144 litros/hora
Rendimento médio: 3,9 / 5,5 litro por milha
Autonomia média: 240 milhas
Portanto… um passeio de 30 milhas consumirá 115 / 165 litros
E quinze maneiras de poupar combustível
Só leve para bordo o que for realmente necessário. Quanto mais leve o barco, mais ele andará e menos consumirá.
Distribua bem o peso a bordo. Sem estabilidade não há desempenho. E sem desempenho o consumo aumenta.
Capota é útil, mas aumenta a resistência aerodinâmica. Se não precisar dela, feche-a ao navegar.
Abasteça com a quantidade necessária, além da margem de segurança de 1/3 a mais. Combustível demais no tanque aumenta o peso.
Não deixe o motor funcionando à toa em marcha-lenta. Mas, atenção: ligar e desligar o motor várias vezes pode danificar o motor de arranque.
Verifique periodicamente os hélices. Trincados, danificados ou apenas sujos, eles aumentam o consumo.
Se o barco estiver vibrando, os eixos do motor ao hélice podem estar desalinhados e isso rouba desempenho e aumenta o consumo.
De tempos em tempos, tire o barco da água e pese-o. Se estiver muito acima, pode haver água nas longarinas ou no laminado. E peso a mais, você já sabe…
Se o barco ficar parado na água por muito tempo, mergulhe para limpar o casco. Casco sujo rouba cerca de 10% do desempenho e aumenta o consumo na mesma proporção.
Se tiver motores de popa acima de 75 hp, troque os hélices de alumínio por outros de aço inox, que melhoram a aceleração e diminuem o consumo.
Faça uma boa revisão no motor a cada seis meses. As peças geralmente trocadas são velas, correias, óleo e óleo da caixa de engrenagens. Motor revisado gasta menos.
Nos motores a diesel, troque os filtros, limpe o tanque e verifique os bicos, bombas injetoras e o intercooler a cada seis meses.
Nos motores de centro a diesel, periodicamente, acelere até a rotação máxima por cerca de um minuto, para limpar os bicos injetores.
Para chegar à velocidade desejada, acelere suave e progressivamente. Acelerar fundo aumenta barbaramente o consumo.
Navegue apenas em velocidade de cruzeiro econômica. Se o fabricante não fornecer este dado, confira nos testes de Náutica. Geralmente, nos motores de popa, esta velocidade ocorre a cerca de 3500 rpm.
Por Otto Aquino
Da Revista Náutica, edição 253
Atualizado em 15/10 por Regatta Náutica