Todo bom navegador precisa de uma carta náutica. Até porque, é praticamente impossível navegar e chegar a algum lugar sem se orientar por elas. E quem navega em rios, represas, lagos e em águas abrigadas de uma Carta Náutica.

Mas o que é uma Carta Náutica?

De acordo com definição da Marinha do Brasil/DHN, “as Cartas Náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, bóias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e decontorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação.”

Como interpretar a Carta Náutica?

Você coloca sua Carta Náutica sobre a mesa e se depara com uma infinidade de símbolos, marcas, abreviaturas, cores, linhas, etc… E agora? Como interpretar tudo isso? “A Carta 12000 contém a coletânea completa de símbolos e abreviaturas que são utilizados nas cartas náuticas nacionais e internacionais, produzidas pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e editadas pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).”

Na Carta 12000 estão listados e interpretados símbolos de distâncias, direções, feições naturais, termos topográficos, marés, correntes, áreas limites, bóias, balizas… e muito mais.

Com toda a certeza conhecendo as noções básicas de símbolos, linhas e cores você vai conseguir interpretar perfeitamente uma carta náutica. Mas não se esqueça de sempre seguir as normas estabelecidas pela Marinha do Brasil.

Não se esqueça de conferir o site da Regatta a maior Loja Náutica do Brasil. Nela você encontra a maior variedade de produtos náuticos e os melhores preços.

Fonte: Marinha