Coletes salva-vidas são fundamentais para ter máxima segurança quando estiver na água. Por isso vamos explicar um pouco mais sobre o uso e a importância deste equipamento.

Existem classificações quando falamos de coletes salva vidas, classe 1, classe 2 e assim por diante que são estipuladas pela marinha do brasil e são eles que podem homologar os coletes.

São 5 classes de navegação:

Classe I: navegação internacional

Essa classificação é de quando a pessoa vai fazer uma travessia internacional.

Classe II: navegação costa

Essa classificação é quando for navegar pela costa brasileira que é mar aberto e são águas brasileiras.

Classe III: hidrovias

Essa classificação são os lugares que estão para dentro do continente, com hidrovias grandes.

Classe IV: colete de trabalho

Essa classificação é desenvolvida para outros objetivos que não são esportivos, mas sim como por exemplo pessoas que trabalham em plataforma de petróleo.

Classe V: colete esportivo

Essa classificação é para uso no esporte. O colete esportivo é feito para velocidade e impacto. Eles são testados e aprovados para essa situação de impacto.

O colete de classe 5 é ideal para a prática de SUP e caiaque pois ele permite ter uma melhor movimentação. Algumas características desse modelo de colete é que ele possui bolsos, dentro do bolso ele tem porta chave, ajuste triplo de costas e ele é mais curtos, pois dessa forma é possível sentar na prática esportiva, como por exemplo andar de caiaque ou de jet ski.

O material dentro do colete é composto de uma espuma de polietileno expandido que auxilia na flutuação e não encharca e por isso não pode sentar em cima, furar e nem usar de acento pois pode romper toda a construção por dentro.

O colete feito de nylon é mais leve e tem uma secagem mais rápida. Já o colete feito de neoprene é um mais “fofinho” e confortável.

Não se esqueça que no site da Regatta você encontra diversos modelos de coletes como os classes II, III e V e também versão para pets. Não deixe de conferir! Nesse mês de março todo o site se encontra com 10% de desconto e frete grátis para todo o Brasil.

Portanto para ter uma prática segura tenha consigo um colete salva-vidas.

Boa prática!

OBS: É importantíssimo vestir o colete e certificar que ele é adequado ao seu tamanho e peso e para isso consultar uma pessoa com conhecimento técnico é adequado, principalmente se tratando de uma primeira aquisição.

Fonte: Netshoes