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Glossário do mundo náutico

Glossário do mundo nautico

Como todos os grupos sociais, no mundo náutico também existe termos e dialetos próprio que uma pessoa que quer entrar nesse mundo precisa conhecer para não ficar perdido em uma conversa. Por isso estamos trazendo a vocês  um glossário do mundo náutico

A

Abatimento

Alteração do rumo que sofre um veleiro pela ação conjunta da corrente e do vento, abater.

Abordagem

Tática de ataque naval;

Abotucadura

Ponto aonde venha se fixar um ovem ou brandal ao casco.

Abrir

Termo usado para explicar que a vela sobe quando o burro não está caçado;

Acastelagem

Conjunto dos acessórios do convés;

Acostagem ou atracação

Encostar a embarcação a um cais, por norma com proteções (defensas);

Acuteladas

Velas com muita barriga.

Adernamento

Adornamento ou Adernamento. Inclinação para um dos bordos da embarcação;

Adernar

Inclinar a embarcação para um dos bordos. Adornamento ou Adernamento

Adornamento

(Ver Adernamento);

Adriça

Cabo que serve para suspender (içar) as velas e as bandeiras.

Aduchar

Deixar um cabo bem arrumado.

Aguentar

Parar de puxar.

Aguentar sobre volta

Prender passando no cunho, mas, aguentando na mão.

Agulha

Bússola.

Alanta

Cabo que faz a amura de uma vela de balão.

Alar

(Ver Caçar);

Alargar

Quando o vento começa a ser mais favorável;

Alboi, albóio

Cobertura envidraçada que cobre as escotilhas

Alça

Serve para rematar um chicote;

Alheta

Ponto aonde se juntam o costado e o espelho de pôpa. Zona do costado de uma embarcação entre a popa e o través.

Alijar

Largar/lançar objetos do navio ao mar a fim de aliviá-lo do excesso de carga;

Altura da maré

Estofo – Maré baixa – Maré enchente – Maré de quadratura – Preamar – Vazante, etc

Amainamento

Ato de colher, amainar, as velas (em oposição a içar);

Amantilho

Fixa o pau de spinaker ou a retranca para cima. Cabo que sustenta uma verga. Oposto de Gaio

Amarra

Corrente ou cabo que liga a âncora ao barco.

Amarração

Ato de amarrar uma embarcação a um cais;

Amura

Zona do costado de uma embarcação entre a proa e o través. O punho por onde se prende uma vela na linha longitudinal do barco. O rumo do barco em relação ao bordo por onde recebe o vento (amurado por bombordo ou amurado por estibordo). Muda se de amura rodando em direção ao vento, entrando na zona não vélica , passando com a proa pela linha do vento e saindo na nova amura. Bordo, ou cabo, do lado que recebe o vento;

Amurado por bom bordo

Velejar recebendo o vento pelo lado esquerdo do barco (bombordo).

Amurado por estibordo

Velejar recebendo o vento pelo lado direito do barco (estibordo).

Amuras a bombordo

Quando o lado de Bombordo é o que recebe o vento (Barlavento)

Amuras a boreste

Quando o lado de Boreste é o que recebe o vento (Barlavento)

Ancoradouro

Local onde um navio lançava a âncora;

Antepara

Divisória vertical no interior da embarcação.

Anteparas

São “paredes” longitudinais ou transversais cuja função pode ser delimitar espaços, fortalecer a estrutura ou garantir a estanquidade de um compartimento.

Antifouling ou antivegetativo

(Ver Antivegetativo);

Antivegetativo

Pintura para evitar o crescimento de seres vivos nas obras vivas do casco;

Aparelho

Conjunto do mastro,retranca e os cabos que os suportam, tornando possível utilizar as velas. Nome dado ao conjunto propulsor dos veleiros: velame, massame e poleame;

Aparelho de labor

Parte móvel e que trabalha: retranca, escotas, etc;

Aparelho fixo ou morto

Conjunto de cabos e peças de poleame definitivamente ligados a mastros, vergas, etc.;

Aplainar

Caçar ao máximo uma vela para lhe tirar toda o bojo (volume);

Aportar

(Ver Arribada)

Aproar

Meter a proa em direção de;

Aprumar

(Ver Adernamento);

Aquartelar

Marear uma vela para barlavento para obrigar o barco a parar ou recuar. Aproar uma nave para a fazer parar ou recuar;

Ardente

Barco com tendência a orçar (em oposição a mole);

Arfada

Balanço no sentido popa/proa;

Arinque

Cabo amarrado a uma âncora e fixo numa bóia para safar a âncora se necessário.

Armadoria

Nome empregado na construção naval à relação entre quilha e mastros;

Arnez

Cinto de segurança que se fixa à embarcação.

Arnez ou arnês

Cinto de segurança;

Arrear ou amainar

Baixar. Termo usado quando se baixa uma vela, bandeira, etc. antônimo Içar, Hastear (ver Amainamento);

Arribada

Entrada imprevista, por vezes forçada num porto por razões de força maior.

Arribar

Girar a Proa no sentido de afastá-la da linha do vento (contrário de orçar), ou para sotavento. Ato de afastar a proa da direção do vento (em oposição a orçar);

Arrimar

Acostar, aproximar-se até tocar;

Asa-de-pombo

Disposição das velas em lados opostos quando se navega com o vento pela popa

Astrolábio

Instrumento de navegação usado para medir o ângulo que o Sol faz com o horizonte;

Atesamento

Ato de atesar, puxar o necessário uma adriça;

Atracação

(Ver Acostagem);

Atracadouro

Estrutura onde parar e amarar uma embarcação;

Atrás

Do lado da popa, oposto à frente.

 

B

Balanço

Movimento oscilatório de um navio;

Balão ou vela balão

(Ver Spinnaker);

Baliza

Boias e marcas que servem de referência à navegação;

Barbarola (barber-hauler)

Cabo que se passa pela escota para a aproximar do bordo;

Barlavento

A direção de onde vem o vento (contrário de sotavento). Lado de onde sopra o vento.

Bartedouro

Recipiente para esgotar água de uma embarcação.

Bicha

Cabo que serve para fazer variar a tensão da vela grande;

Bicha ou downhaul

Cabo usado para tensionar a valuma da vela

Bigota

Polia chata sem roldana;

Boca

A parte lateral mais larga de uma embarcação

Boça

Pequeno cabo de amarração geralmente preso à proa das pequenas embarcações. Cabo que serve à amarração ou ao reboque;

Bochecha

Parte da embarcação entre a proa e o través

Boia

Objeto flutuante ou então que permite a um objeto flutuar;

Bojo

Parte da carena, formada pelo fundo do navio e sua parte quase vertical;

Bolina

Técnica de navegação contra o vento

Bolinar

Navegar próximo da direcção do vento.

Bolsa de tala

Reforços costurados a vela usados para acomodar as talas

Bombordo

O lado esquerdo da embarcação quando se está olhando para a proa (antônimo Estibordo). (Em oposição a boreste ou estibordo);

Boom jack

(Ver Burro)

Borda falsa

Parapeito do navio no convés quando não há balaustrada;

Bordada

Ação de bordejar ou tiro de artilharia naval;

Bordejar

Velejar contra o vento usando uma série de cambadas. Navegar virando de bordo com frequência. Navegar em ziguezague para se velejar de contravento (subir ao vento);

Bordo

Cada um dos lados do costado de um navio (bom+bordo e esti+bordo);

Bordo de fuga

(Ver Valuma)

Boreste ou estibordo

O lado direito da embarcação quando se está olhando para a proa. (ver Estibordo)

Brandais

Cabos de aço estendidos lateralmente até o topo do mastro, que impedem o seu movimento para os lados. Cabos que suportam os mastros transversalmente.

Brisa

Vento próximo da superfície do mar, a baixas altitudes;

Bucim

Peça por onde passa o eixo do motor para o exterior do navio;

Buja ou vela de estai

(Ver Vela de estai)

Bujarrona

Vela que é envergada no estai da bujarrona. Mastaréu que se segue ao gurupés.

Burro

Dispositivo usado para puxar a retranca para baixo. Cabo ou peça que impede a retranca de subir.

Bússola

Instrumento de navegação, que indica um norte magnético da região;

Buzina

Olhal que dá passagem a cabos.

 

C

Cabeço

Peça de ferro destinada a receber voltas de cabo para fixação de uma embarcação. Estrutura de ferro que serve para dar as voltas aos cabos de amarração ou às espias;

Cabo

Em fibra ou metal servem para manter a mastreação ou manobrar as velas;

Cabo hornier

Barco ou marinheiro que passou o Cabo Horn;

Cabotagem

Navegação sem perder a costa de vista;

Cabrestante

Mecanismo utilizado nas antigas naus;

Caçar

Puxar as escotas. Alar a escota de uma vela. (Antônimo Folgar). Caçar ou Tensar ou Alar

Cachola

Parte superior do leme onde encaixaa cana do leme.

Cadernal

(Ver Polia);

Caimento

Inclinação do mastro no sentido proa/popa;

Calado

Distância da linha de água ao ponto mais baixo da quilha. Medida da profundidade a que se encontra a quilha do navio, ou distância entre a ponta mais baixa da quilha e a linha de água do navio;

Calafetagem

Vedar as frestas do casco;

Cambar

Girar a Proa através da linha do vento, mudando as velas de lado. Mudar de um bordo para o outro deixando o vento pela popa. Mudar de amura, rodando, com a popa a passar pela linha do vento. (Ver Virar por davante);

Cana de leme

A alavanca que controla o leme. Braço de alavanca que serve para controlar o leme. Pau que permite manobrar o leme de uma embarcação ligeira;

Capa

Imobilizar um veleiro com as velas desfraldadas;

Capotamento

Ideia de se ver um barco voltado, de quilha para cima;

Carena

A parte de uma embarcação que fica submersa;

Carlinga

Peça de madeira ligada à sobre quilha com um encaixe onde fixa o mastro. Nome da peça onde, na quilha, se pousa o mastro;

Carrinho de escota

Permite regular as velas;

Carta de marear

Representação cartográfica de uma área náutica podendo representar em conjunto as regiões costeiras;

Carta náutica

Carta hidrográfica, plano hidrográfico ou carta de marear

Casario

Conjunto das estruturas de madeira ou metal que se ergue sobre o convés e abriga os tripulantes de um navio, ou as máquinas, por exemplo, como a casa das máquinas;

Casco

O corpo do barco que suporta todo o equipamento. Estrutura de flutuação de uma embarcação;

Catamaran

Trimaran

Catita

Pequena vela latina quadrangular que arma num mastro curto à popa.

Catracas

Um dispositivo mecânico ou elétrico usado para aumentar a capacidade de puxar um cabo

Caturrar

Oscilação de uma embarcação no sentido popa -proa por efeito da ondulação. (Ver Arfada)

Cavername

Conjunto das traves que formam o esqueleto do casco de um navio;

Cesto da gávea

Plataforma assente nos vaus dos mastros para espalhar os cabos da mastreação.

Chicote

Extremidade de um cabo;

Claro a virar

Comando para início a uma manobra de virar;

Coberta

Qualquer dos pavimentos que correm da proa à popa. Local no convés onde se encontra o equipamento para controlar as velas e o mastro;

Cocha

Cada um dos ramos torcidos que formam um cabo;

Cochim

Entrelaçado de cabos com diversas aplicações, mesmo como decoração;

Cockpit

Espaço na parte de trás da embarcação onde se localizam os seus comandos

Código internacional de sinais (cis)

Código usado entre dois navios utilizando fanhões (com o significado de cada letra);

Colete salva vidas

(Ver Boia);

Colhedor

Cabos delgados para firmar os mastaréus;

Comprimento (loa)

Comprimento do casco da embarcação, medidos na horizontal, entre os pontos extremos de proa e popa. Comprimento máximo de uma embarcação, da ponta da popa à ponta da proa;

Conhecença

Ponto conspícuo na costa também marcado nas cartas (mapas náuticos) como faróis, igrejas, torres, etc.;

Contraestai

Cabo que sustem um mastro em oposição ao estai.

Contraestais

(Ver Estais);

Convés

A parte de cima do casco, pavimento da primeira coberta. É a parte da cobertura superior de um navio;

Cordame

(Ver Cabo);

Cordoalha

(Ver Cabo);

Costado

Parte lateral e exterior de uma embarcação. Parte do forro exterior do casco da embarcação acima da linha de flutuação;

Croque

Vara com um gancho na extremidade para puxar cabos, ou ou tros objectos para bordo. Vara com um gancho na extremidade;

Cruzeta

Reforço lateral em forma de cruz fixada ao mastro onde se apóiam os brandais. (Ver Vau, de vela)

Cunho

Peça fixada ao convés usada para amarração de cabos. Peça de madeira ou ferro fixa no convés, com duas orelhas para nela se dar volta a cabos. Serve para bloquear um cabo;

Cunningham

Olhal (ilhós) instalado na testa da vela grande usado para tensioná-la. Sistema de regulação da vela grande corda e um termo técnico marítimo

 

D

Dar um jaibe

Girar a Popa através da linha do vento, mudando as velas de lado

De borboleta

Navegação à popa utilizando as duas velas com amuras opostas.

Defensa

Objeto maleável que se coloca ao longo do casco para o proteger. Objeto que se coloca ao longo do casco para proteger a embarcação;

Derivar

Descair ou Abater (ver Abatimento)

Derrota

Caminho seguido numa viagem por mar.

Descair

(Ver Abatimento)

Descochar

Destorcer ou desfazer as cochas de um cabo.

 

E

Embaçar

Calafetar (ver Calafetagem)

Embarcações de grande porte

São os barcos com comprimento igual ou superior a 24 metros.

Embarcações de médio porte

São os barcos com comprimento variando entre 5 e 23,99 metros de comprimento.

Embarcações miúdas

São os barcos com menos de 5 metros de comprimento. Segundo a lei estes barcos somente podem navegar em áreas abrigadas (área interior).

Embarcadouro ou ancoradouro

Um ancoradouro ou embarcadouro, atualmente, é uma estrutura na costa de uma abra onde barcos podem carregar e descarregar carga ou passageiros. Antigamente um ancoradouro era o local onde o barco ancorava, lançava a âncora ao largo. Dizia-se então que tinha fundeado porque havia largado para o fundo a âncora/ferro. Os passageiros e a carga eram trazidos a terra em embarcações menores, que já podiam atracar.

Embotijar

Cobrir completamente um cabo com um entrançado de fios;

Encalhamento

Propositadamente se deixa encalhar uma embarcação;

Enfrechadura

(Ver Enfrechate)

Enfrechate

Cada um dos degraus de uma enxárcia, geralmente roliços, feitos de corda grossa, madeira ou ferro;

Enora

Abertura no pavimento por onde passa o mastro.

Entesar

Ou atesar (ver Atesamento)

Envergar

Enrolar ou atar com os envergues (cabos que prendem a vela…) às vergas, para servirem na manobra;

Enxárcia

Cordoalha de navio, cabos que ligam os mastros e os mastaréus às mesas de guarnição;

Epirb

Sistema de localização em emergências;

Equipagem

Tripulação de um navio;

Escala de beaufort

Classifica a intensidade dos ventos;

Escota

Qualquer cabo que se utiliza para fazer variar o ângulo em que uma vela recebe o vento. Cabo fixo à vela para manobra desta. Cabo fixo à retranca ou ao punho da escota através da qual se controla a abertura da vela em relação ao vento;

Escota da grande

Cabo que controla o maior ou maior afastamento da retranca da vela grande da linha longitudinal do barco.

Escotas

Cabos usados para controlar as velas. “Caçar” é puxar esses cabos trazendo a vela para a linha de centro do veleiro e “Folgar” é soltá-los, deixando a vela se afastar dessa linha de centro

Escotilha

Abertura no convés para dar passagem a pessoas ou material.

Escuna

Navio à vela com dois mastros e um só mastaréu em cada mastro. Arma pano latino podendo no mastro de proa largar pano redondo.

Espia

(Ver Boça)

Espia ou boça

Boça ou Espia é em náutica um cabo fixo no olhal da proa e que serve à amarração ou para rebocar a embarcação.

Espicha

Nome do pau que em diagonal prende a vela trapezoidal ou peça para trabalhar cabos;

Estai

Cabo que sustem desde a vante um mastro, normalmente em aço. Também é corrente denominar de estai a vela que enverga neste cabo.

Estai de popa

Cabo de aço estendido entre a popa e o topo do mastro que impede o seu movimento para frente. Cabo que suporta o mastro longitudinalmente para a popa.

Estais

Cabos que fixam o mastro no sentido longitudinal;

Esteira

Borda de baixo. Lado de baixo de uma vela desde o punho da amura até ao punho da escota. Bordo inferior da vela grande; Testa – Valuma – Punho

Estibordo

Lado direito do barco olhando para a proa. Bordo à direita do rumo da embarcação (em oposição a bombordo).

Esticador

Dispositivo usado para tensionar os estais e brandais ou macaco esticador é uma peça aplicada ao chicote de certos cabos, como brandais, para os atesarem. Peça aplicada ao chicote de certos cabos para os atesarem;

Estofo da maré

Período de tempo em que não há corrente de maré.

Estropos

Cabos ligados à embarcação por onde está é içada.

 

F

Falsa amura

Navegação à popa em que a retranca da vela grande vai na mesma amura em que o barco recebe o vento.

Faróis de navegação

Luzes de navegação de uma embarcação. Visíveis de frente, vermelho a bombordo e verde e estibordo. Branca vista da popa.

Farol

Construção para aviso e prevenção à navegação. Construção notável num ponto da costa para aviso e prevenção à navegação;

Ferrar

Colher uma vela;

Ferro

(Ver Âncora)

Filado ao vento

Condição em que a embarcação aponta a proa diretamente para o vento sem seguimento ou governo

Flâmula

(Ver Galhardete)

Folgar

Soltar as escotas. Aliviar a pressão na escota (em oposição a caçar);

Força vélica

Ações da pressão do vento numa vela;

Forqueta

Forquilha metálica onde se fixa o remo. Peça em forma de Y onde se apoia o remo;

Forras de rizo

Dispositivo (olhais e cabos) usado para reduzir a vela quando o vento está muito forte. (Ver Rizadura)

Fundear

Largar para o fundo uma âncora de modo a embarcação ficar segura. (Ancorar). Imobilizar uma embarcação com recurso a uma âncora unhada no fundo (ver Ancoradouro)

Fuzil

Dispositivo que conecta os estais e brandais ao convés ou casco

 

G

Gaio

Cabo que aguenta o pau de palanque (ou de spi) de modo a este não subir.

Gajeiro

Marinheiro que vigia e dirige os trabalhos dum mastro de que é encarregado;

Galhardete

Bandeira de forma triangular;

Garlindéu

A junção que une a retranca ao mastro. Funciona como um elo giratório que permite a retranca mover-se para cima, para baixo e de um lado para o outro. Peça que prende a retranca ao mastro. É articulada para permitir a mareação da vela de ré;

Garrar

Arrastar o ferro por este não segurar bem a embarcação.

Garruncho

Peça de fixação de uma vela ao estai.

Gata

Vela redonda que se arma por cima da mezena.

Gave-tope

Vela latina que arma no mastaréu do mesmo nome.

Gávea

Velas que se envergam nas vergas de gávea, as segundas a contar de baixo. Parte suplementar de um mastro ou o mastro central;

Genoa

Vela triangular usada na proa. Vela de proa maior que um estai. Vela de estai de maiores dimensões;

Giba

Vela triangular que enverga ante a vante da bujarrona.

Ginga

Remo usado na popa de uma embarcação ligeira para a fazer avançar e dirigir;

Grivar

O bater ao vento das velas quando se navega muito cingido ao vento;

Guarda-mancebo

Proteção de cabos de aço ao longo da borda da embarcação

Gurupés

Mastro que sai por fora da proa com uma inclinação de cerca de 35º relativamente ao plano horizontal. Mastro que se projecta da proa para vante;

 

H

Hastear

Içar, arvorar, fazer subir. (Ver Içar);

Hélice

Instrumento de propulsão dos barcos a motor;

Homem ao mar

Manobra para recuperar um membro da equipagem;

Homem do leme

Timoneiro ou Skipper. Governa o leme e normalmente assume a direcção da tripulação.

 

I

Iatismo

Desportos náuticos com barcos a remo, à vela ou a motor;

Içar

Subir as velas (em oposição a amainar);

Iole

Embarcação de recreio de dois mastros

 

J

Jaibe

Ou virar em roda ou cambar. (Ver Virar em roda)

Joanete

Vela que fica por cima da gávea. Consoante o mastro, assim têm os nomes (de proa, grande e sobregata).

Jusante

Vazante de mar ou lado da foz de um rio (em oposição a montante);

 

K

Ketch

Embarcação de recreio de dois mastros em que a roda de leme fica atrás da mezena.

 

L

Largo

Direção do vento é entre o través e as alhetas;

Lastro

Material para aumentar o peso de uma embarcação;

Leme

Peça destinada ao governo de uma embarcação. É o apêndice do casco, submerso, que se utiliza para dirigir o barco. Pode ser controlado por uma cana de leme ou por uma roda de leme, no convés.

Linga

Cabo que serve para cingir um fardo para ser içado;

Linha de água

Comprimento do veleiro na linha d´água. LWL (Low Water Line). Linha que separa as obras vivas (Parte submersa do casco) das obras mortas (Parte do casco que não está submersa).

Linha de bolina

Também chamada layline é a linha para lá da qual não é necessário navegar para alcançar um destino à bolina. (layline) é a linha para lá da qual não é necessário navegar para alcançar um destino à bolina;

Linha de vida

Cabo que se fixa ao arnez e a um ponto da embarcação de modo a que um tripulante não seja levado pelo mar.

Linha do vento

Sinónimo de direcção do vento, de onde sopra o vento;

Luzes de navegação

Sinalização de uma embarcação;

 

M

Macaco

(Ver Esticador)

Malagueta

Peça da roda de leme que serve para pegar. Peças similares às da roda de leme para fixar, com voltas falidas, os cabos de manobra.

Manilha

Peça metálica em forma de “U” em cujos topos abertos passa uma cavilha de forma a poder ser fechada. Serve para ligar correntes, etc.

Manobra

Regular as velas (caçando ou folgando) ajustando-as à direção do vento;

Marcação

O ângulo medido pela agulha de marear entre a direção de um objeto e o rumo do barco.

Mareação

Designa as diferentes posições que toma um veleiro em relação à direção do vento;

Marear

Caçar ou folgar uma vela ajustando -a à direção do vento.

Marés

Alterações do nível das águas do mar;

Marina

Centro portuário de recreação;

Massame

Conjunto de cabos do aparelho do navio.

Mastaréu

Pequeno mastro que se fixa e prolonga noutro mastro ou mastaréu.

Mastreação

Conjunto de mastros, retrancas, estais, brandais e demais peças que suportam as velas

Mastro

Perfil vertical que suporta as velas e a retranca. O tubo vertical que apoiado nos brandais e estais suporta as velas.

Matroca

Embarcação desgovernada devido perda, inutilização, ou dano do leme (diz-se “navegação à matroca”);

Meia-nau

Mediania da embarcação. Linha mediana e longitudinal da embarcação;

Meio-navio

Região da embarcação a meio do seu comprimento.

Mestra ou vela grande

Vela principal montada no mastro maior

Mezena

Mastro que fica mais à popa;

Milha náutica

Unidade de medida de comprimento ou distância;

Moitão

Peça de poleame, de madeira ou metal, na qual está montada uma roda em meia-cana por onde passa o cabo. Roldana. (Ver Polia);

Moitões

Conjunto de roldanas que servem para guiar cabos numa direção desejada ou para compor conjuntos para a redução de esforço

Mole

Barco com tendência a arribar (em oposição a ardente);

Molinete

Aparelho de força com manivela para ajudar a caçar cabos.

Monocasco

Embarcação com um casco único;

Montante

Parte do rio para o lado da nascente (em oposição a jusante);

Mordedor

Aparelho que pode impede um cabo de correr. Peça em plástico ou em metal que impede um cabo de correr;

Mosquetão

Peça metálica de abertura rápida aplicada nos chicotes dos cabos, para que estes se possam fixar nos punhos das velas

Multicasco

Embarcação com mais de um casco;

 

N

Nadir

Ponto onde a vertical que passa por um lugar na terra encontra a esfera celeste no lado oposto ao zénite.

Náutica

Conjunto das tecnologias de navegação no mar (ou aérea);

Medida de velocidade da embarcação equivalente a uma milha náutica por hora ou 1,852 quilômetros por hora ou (1.852 metros/hora)

Técnica de atacamento de cabos;

 

O

O leme

Nome dado ao velejador que vai ao lema, o timoneiro (Timoneiro);

O proa

Nome dado ao velejador que se ocupa do estai (Proa);

Obras mortas

Parte do casco de uma embarcação que não está submersa.

Obras vivas

Parte submersa do casco de uma embarcação.

Olhal

Pequeno anel de plástico ou metal que por pressão ou cosido proporciona um orifício utilizável na vela. Elemento de fixação como um cabo com um orifício; Argola de metal usada para reforço

Orça fechada

Velejar o mais próximo possível da linha do vento em direção contrária a este

Orça folgada

Velejar num ponto entre a orça e o través

Orçar

 

Girar a Proa na direção do vento (contrário de arribar). Aproximar a proa do barco da linha do vento (ou para barlavento).

Outhaul

Cabo usado para tencionar a parte de baixo da testa da vela

Ovém

Cabo que aguenta a mastreação para um e outro bordo. O conjunto de ovéns forma a enxárcia.

 

P

Pairar

Navegar muito lentamente;

Panejar

Movimento da vela de balançar irregularmente quando se solta demais a escota ou quando a proa do barco aponta para a linha do vento num ângulo menor do que a orça fechada. (Ver Grivar);

Pano

É o termo tradicional para vela (tipos de velas)

Passadiço

(Ver Ponte);

Patesca

(Ver Polia);

Patilhão

Acrescento aplicado na quilha para aumentar a estabilidade e a resistência ao abatimento numa embarcação à vela.

Patrão

Chefe de bordo que assume a direção da tripulação;

Pau

Peça de madeira utilizadas na manobra;

Pau de palanque

Ou Pau de Spi. Vara onde amura o balão.

Pau de spi

O mesmo que pau de palanque.

Pavês e paveses

Sing. Anteparo de madeira, Plur. Cordão decorativo com bandeiras;

Medida equivalente a 12 polegadas ou 30,48 cm

Peia

Cabos que servem para prender (pear) quaisquer objetos de bordo, evitando que se desloquem com o balanço;

Perpendicular

Linha vertical que passa pela intersecção do casco de um navio com a linha de flutuação na proa e na popa;

Piano

Aparelho múltiplo que impede um conjunto de cabos de correr. (Ver Cunho);

Pinha

Espécie de cabeça de cordões entrelaçados nos chicotes para decoração ou fazer peso e é então usada como arremesso;

Planar

Quando o barco deslizar na crista da onda;

Poço

O desnível no convés onde habitualmente se comanda o barco. Parte do convés utilizada pela tripulação para manobrar e conduzir o barco.

Polaca

Vela latina triangular que se enverga à proa em ocasiões de mau tempo.

Poleame

Conjunto de peças destinadas à passagem de cabos.

Polia

Peça para transferir força e movimento;

Pontal

Na terminologia náutica significa a maior altura do casco, considerando-se desde a parte inferior da quilha até ao convés. Distância que vai da parte superior da quilha ao convés da embarcação.

Ponte de comando ou ponte

Compartimento ou passarela de um navio a partir do qual o mesmo é comandado;

Popa

Parte de trás de uma embarcação. (Em oposição a proa);

Popa rasa

Velejar com o vento soprando na mesma direção da embarcação

Pôr à capa (pôr ao través)

Imobilizar um veleiro com as velas desfraldadas (Capa_ (náutica));

Porão

Parte mais baixa no interior de um navio onde se dispõe a carga;

Porta do leme

Parte inferior do leme que trabalha na água.

Porto

Uma área abrigada destinada ao atracamento de barcos;

Poste de guarda-mancebo

Poste vertical que suporta cabos de aço ao longo da borda da embarcação

Prancha

Inclinar-se para fora da embarcação;

Proa

Parte da frente de uma embarcação. (Em oposição a popa);

Púlpito

Armação de tubos usada para proteger o velejador durante as operações na proa da embarcação

Punho

A área junto aos ângulos do pano da vela;

Punho da adriça

Topo da vela (Local onde é presa a adriça). Ângulo superior de uma vela formado pela testa e pela veluma da vela

Punho da amura

Parte (canto) de baixo da vela. Ângulo anterior de uma vela formado pela testa e pela esteira da vela.

Punho da boca

Numa vela quadrangular, é o punho superior situado junto ao mastro.

Punho da escota

Local onde é presa a escota. Ângulo posterior de uma vela formado pela esteira e pela veluma da vela.

Punho da pena

Nas velas triangulares é o punho pelo qual é içada a vela. Nas quadrangulares é o punho superior e exterior

Punho do gurutil

Nas velas redondas fica nos extremos do gurutil.

 

Q

Quadrante

Instrumento de navegação;

Querena

(Ver Carena)

Quilha

Estrutura que corre da proa à popa da nave como uma espinha dorsal da embarcação; um peso sob a forma de uma barbatana, fixado na parte de baixo do casco do veleiro, que serve para impedir o abatimento lateral da embarcação e contribui para a sua estabilidade. O apêndice fixo, submerso, que por ser lastrado, não só permite transformar em movimento para a frente as enormes pressões laterais produzidas pelo vento nas velas, como ainda evita que o barco abata (espécie de derrapagem), e ainda fornece a estabilidade para que o barco não revire ou fique demasiado deitado de lado.

 

R

Rajada

O aumento momentâneo da velocidade do vento.

Parte de trás de uma embarcação. (Ver Popa);

Refrega

O mesmo que rajada, mas mais fraca e quase sempre acompanhada por uma alteração na direção do vento. Rajada de vento fraca quase sempre acompanhada de mudança na direção do vento;

Regeira

Cabo de amarração que vindo da proa fixa no cais à ré ou vindo da popa fixa no cais a vante.

Retranca

Perfil horizontal usado para prender e estender a esteira da vela grande. A verga horizontal que suporta a esteira da vela grande e que permite facilmente a sua mareação. Peça de madeira ou metal que no topo se apoia ao mastro no sentido proa-popa e no outro se fixa o punha da escota da vela. Haste horizontal com uma das extremidades presa ao mastro e outra voltada para a popa do barco;

Rizar

Reduzir a área vélica quando o vento está muito forte, dobrando-a sobre a retranca (vela grande) ou enrolando-a no estai de proa (genoa). Reduzir o pano das velas. Reduzir a superfície de uma vela quando o vento se levanta, utilizando os rizes;

Rize

Cabo que ajuda a manter o pano reduzido.

Roda de leme

Aparelho de governar, instalado no poço, que utiliza o leme para alterar o rumo do barco. Roda, volante para manobrar o leme uma embarcação;

Roldana

(Ver Polia);

Rosa dos ventos

Figura que representa as quatro direções fundamentais e suas intermediárias;

Rota

Uma direção, um trajeto;

Rumo

Ângulo entre uma dada direção e uma direção de referência;

 

S

Saia da vela

(Ver Esteira)

Sapatilho

Peça para reforçar a alça de um cabo.

Série

Um grupo (flight) de regatas (matches).

Serviola

Braço que serve para afastar do bordo as peças a içar ou descer;

Sextante

Instrumento de navegação para medir o ângulo entre uma reta que passa pelo observador e um astro, e a linha horizontal;

Singradura

Caminho percorrido num único rumo.

Skipper

(Ver Patrão)

Sloop

Embarcação de um só mastro e aparelho latino.

Socar

Apertar com força um nó ou uma volta de cabo;

Sos

Sinal de emergência;

Sotavento

A direção para onde vai o vento (contrário de barlavento). Lado para onde sopra o vento. Para longe da direcção do vento.

Spinnaker ou spi

Vela de balão (Spinacker). Vela de Proa muito leve e grande usada com ventos de popa até o través. Vela de grandes dimensões que se utiliza quando a embarcação navega na mesma direção do vento;

Spring

Regeira.

Storm-jib

Pequena vela de proa, muito resistente, usada com ventos muito fortes

Subir ao vento

o mesmo que à bolina;

Superfície vélica

Relação entre a força vélica e a superfície da vela

Suspender

Levantar a âncora trazendo-a acima

 

T

Talas

Tiras de plástico ou madeira que atuam enrijecendo a vela e mantendo uma forma desejada. Contribuem também para evitar o panejamento da valuma. Réguas que direcionam a saída do ar na vela para o lado oposto ao mastro;

Tensar

(Ver Caçar)

Testa

Borda da frente. Lado da frente de uma vela desde o punho da adriça até ao punho da amura. O bordo da VG que encosta ao mastro;

Timão

(Ver Roda de leme);

Timoneiro

Tripulante de que ocupa do leme;

Tipos de velas

Vela quadrada ou redonda – Vela latina – Vela aúrica;

Trapézio

Acessório para fazer contrapeso nos veleiros ligeiros;

Traquete

Vela redonda que enverga no mastro de proa.

Través folgado ou alheta

Velejar com o vento perpendicular em relação ao rumo da embarcação. Cada um dos lados de uma embarcação. Direção em ângulo reto com a linha longitudinal do barco. Cada um dos lados (bordos) de uma embarcação. Velejar num ponto entre o Través e a Popa Rasa

Turco

(Ver Serviola);

 

U

Unha

Extremo da pata da âncora, para unhar a âncora no fundo da vasa. Enterrar no fundo

 

Z

Zarpar

Levantar âncora para partir ou com o sentido de deixar o porto;

Zénite ou zênite

Ponto exatamente acima do lugar geométrico do observador (em oposição a nadir);

Zona não véliza

Zona dos rumos possíveis onde um barco à vela não é capaz de velejar. Aproximadamente um ângulo de 90 graus, com a bissetriz indicando a direção do vento.

Esperamos que tenham gostado do nosso glossário do mundo náutico. Para mais informações sobre o mundo náutico acesse o Blog Regatta e o Blog Regatta Yachts 

Fonte: eboat

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