A Sessa Marine/intech boating faz parte de um pequeno grupo de estaleiros que recebeu o selo de certificação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)/Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos), fornecida a 3 embarcações de sua linha: modelos C36, C40 e F42. Trazendo assim toda a qualidade e segurança em desenvolvimento de barcos que um estaleiro precisa.
Mas para que serve a certificação?
A Acobar tem o objetivo de fazer com que todos os estaleiros introduzam essa certificação e com isso promover mais qualidade e segurança nos processos de construção dos barcos. Os estaleiros que desejam adotar essa certificação vão precisar seguir as 14 Normas ISO internacionais, em normas nacionais, além das normas da Marinha do Brasil (NORMAN).
Para desenvolver essa certificação foram necessários quatro anos de trabalho técnico, estudo e implementação, envolvendo a Acobar e ABNT. Essas são algumas das fases do processo de certificação:
– FASE 1 – Analise técnica da documentação das embarcações que são enviadas do estaleiro para a ABNT, esta fase dura em torno de 3 a 4 semanas, onde engenheiros da ABNT fazem toda a análise técnica do projeto da embarcação.
– FASE 2 – Visita presencial dos auditores da ABNT nos estaleiros, onde são verificados os detalhes do projeto da embarcação. Além disso, é verificada toda a parte de gestão do estaleiro, como por exemplo, controle de processos e estoque, reclamação de cliente, entre outros, garantindo assim, a repetitividade da embarcação que está sendo utilizada como modelo do processo de certificação.
– FASE 3 – Todo o relatório é levado para a ABNT, o qual é auditado por uma equipe da área técnica. Esta fase do processo tem a duração em torno de 2 (duas) semanas. Sendo finalizado esta última etapa, é emitido o certificado da ABNT para aquele modelo específico.
Por isso antes de realizar a compra do seu barco verifique se o estaleiro onde é realizado a construção segue as diretrizes estabelecias pela Acobar e a ABNT.
Quer saber mais notícias sobre o mundo náutico? Acesse o Blog Regatta
Fontes: ABNT e Revista Náutica