Hoje quando você possui uma embarcação você precisa saber tudo sobre ela, desde as partes mais técnicas até as menos técnicas, sendo assim criamos esse guia sobre motores para que vocês possam se atualizar.
Quais são as principais marcas de motores de lanchas?
As marcas da indústria náutica buscam cada vez mais desenvolver produtos de alta tecnologia e inovação, pois o investimento do proprietário é alto e o público interessado neste mercado é bem exigente. Entre tantas empresas escolhemos duas para destacar: Mercury e Volvo Penta.
Mercury Marine
A empresa foi fundada em 1939, nos Estados Unidos, e desde então vem buscando melhorias constantes na fabricação de seus produtos. Com 78 anos de história, o que nos primórdios era uma oficina mecânica hoje se tornou uma das maiores marcas do mundo em sistemas de propulsão marinhos.
Volvo Penta
A marca Volvo Penta pertence ao Grupo Volvo e se tornou uma das melhores fabricantes em fornecimento de sistemas de energia para aplicação náutica. De origem sueca, a Volvo Penta é uma das marcas mais tradicionais do mercado.
Quais são os tipos de motor de lancha?
Para proprietário do barco é importante saber quais são as caraterísticas do seu motor e entender como ele funciona, pois desta forma você vai conseguir conservá-lo por mais tempo. No mercado náutico brasileiro existem quatro tipos de motores principais. Conheça agora quais são eles e saiba as características de cada um.
Motor de centro com eixo
Ótimo modelo para lanchas que ficam em vagas molhadas, pois as partes suscetíveis à corrosão são internas. O motor de centro fica junto a um eixo e à hélice, que fica abaixo d’água.
A potência deste modelo de motores de lancha fica na faixa de 12hp a 20.000hp, com tecnologia 4 tempos (injeção eletrônica) e utiliza somente o diesel como combustível. O motor de centro com eixo é feito para embarcações acima de 40 pés. Os principais fabricantes são: Volvo Penta, MAN (empresa alemã) e CAT (empresa dos Estados Unidos).
Motor centro-rabeta
Este fica embutido na embarcação, junto à rabeta e à hélice do barco — que permanecem externos na popa da embarcação. A principal vantagem deste modelo de motores para lancha é ele ser interno, pois assim consegue-se economizar um bom espaço do barco.
Sua faixa de potência varia entre 135hp a 430hp, com tecnologia de 4 tempos. O combustível usado pode ser tanto a gasolina, quanto o diesel. Esse motor é indicado para lanchas de 24 a 40 pés. Os principais fabricantes são: Mercury e Volvo Penta.
Motor jet
O modelo não tem hélice e é movido pela pressurização da água, ou seja, mantém a pressão normal da lancha. O motor jet é usado em embarcações de até 20 pés e, geralmente, são usados em competições aquáticas.
Por não ter hélice, esse motor possibilita navegar em águas mais rasas. A faixa de potência varia entre 200hp e 300hp, com tecnologia 2 tempos (injeção direta) ou 4 tempos (injeção eletrônica).
O combustível que deve ser usado nesse tipo de motor é somente a gasolina. Os principais fabricantes são a Mercury e Kawasaki (marca japonesa).
Motor de popa
Este motor é externo, instalado no espelho de popa do barco, ou seja, a parte traseira da lancha. Ele é indicado para embarcações de até 24 pés e sua faixa de potência varia entre 3hp e 350hp.
O combustível usado deve ser somente a gasolina para que tanto o motor com 2 tempos (com carburação ou injeção eletrônica), quanto o de 4 tempos (injeção eletrônica) possam funcionar.
As principais marcas de fabricantes deste tipo de motor são: Mercury, Yamaha (marca japonesa) e Evinrude (marca dos Estados Unidos). As vantagens do modelo de popa é que você pode encontrar no mercado diversas opções de motores de lanchas com baixa potência, com uma ótima relação entre o peso e a potência.
Fonte: socialboat