É muito importante avaliar muito bem a marina antes de escolher uma para colocar seu barco.
1 – Segurança
A segurança é a primeira questão a ser considerada na sua escolha. Portanto a marina de deve ter controle de acesso de todos os que entram e saem do ambiente.
2 – Regularização
É importante verificar se toda documentação da Marina estão regularizados, principalmente o seguro da Marina e alvarás de funcionamento.
3 – Meio Ambiente
Confira se o local escolhido possui programas ou ações de responsabilidade social e ambiental. Respeito aos animais marinhos e à vegetação litoral é muito importante, pois um local mal planejado e que não se preocupa com o meio ambiente poderá gerar danos irreversíveis às matas e aos animais que vivem próximos — ou mesmo à população ribeirinha, que muitas vezes vive da pesca realizada nesses locais.
O óleo ou o combustível que sai de barcos acaba matando os peixes da região, deixando o trabalho de pesca insustentável.
Algumas marinas e garagens náuticas procuram empregar e qualificar a mão de obra local, a fim de auxiliar na economia e na sustentabilidade do restante da região.
4 – Manutenção
Verifique se a marina oferece serviços de manutenção, como verificação do motor ou a retirada da água dos veleiros, pois fazer reparos na sua lancha por conta própria pode ser um problema e um gasto a mais.
5 – Infraestrutura
Lembre-se que depois do passeio você provavelmente vai utilizar a estrutura da marina, na hora de contratar observe o conforto que o local oferece. Possui área de lazer, bares, restaurantes, lojas? Assim sendo coloque tudo na ponta do lápis e análise suas necesssidades e o que cabe no seu bolso.
Fonte: Boat Shopping