Qualquer motor de barco necessita de revisões frequentes para que funcione normalmente. A manutenção da sua lancha é algo trabalhoso, que demanda tempo e dinheiro, por isso ao seguir algumas dicas você pode evitar alguns problemas e aumentar a durabilidade do seu motor.
Pensando em te ajudar a cuidar da sua embarcação, listamos 5 dicas para manter o bom funcionamento da sua lancha.
1. Compre peças originais
Lembre-se de usar sempre peças originais na sua embarcação. Mesmo se tiver uma marca que custe quatro vezes menos, preserve a qualidade dos motores de lanchas optando por uma peça original, pois como diz o ditado popular “o barato sai caro”. As peças que não são originais têm mais chances de estragar e você pode até perder o motor.
2. Use o serviço autorizado
Além das peças, as manutenções dos motores de lanchas devem ser feitas por profissionais autorizados pelo fabricante da marca. Não faça alterações no motor por conta própria, pois ele já foi desenvolvido por especialistas. Diante de um problema, consulte um técnico autorizado pelo fabricante.
3. Adoce o motor
Esse termo significa que toda vez que a embarcação subir ela deve ser limpa com água doce para retirar qualquer sujeira ou sal que tenha ficado no motor. Isso é importante para evitar problemas e ajudar na conservação.
4. Lubrifique
Não se esqueça de sempre checar o óleo ao sair da embarcação. Além disso, faça a troca de acordo com o manual. Caso você não faça a lubrificação, pode haver o ressecamento das engrenagens e o motor vir a estragar.
Se a lancha permanecer por muito tempo parada, deverá ser feita a hibernação do motor, ou seja, colocar óleo lubrificante nos lugares mais críticos.
5. Tome cuidado com a validade do combustível
O prazo de validade da gasolina é de 30 dias. O combustível velho é muito prejudicial para os motores de lancha, pois pode apodrecer, ressacar, travar os bicos da bomba e ainda tirar a capacidade de queima.
Você tem vários motivos para não deixar a gasolina parada nos barcos. Portanto, lembre-se sempre de tirá-la caso a embarcação fique parada por alguns dias.
6. Use um estabilizador de combustível
Caso você não tenha o costume de ligar sua lancha toda semana, adquira um estabilizador de combustível, pois ele é um produto químico que vai dificultar que a gasolina oxide o seu motor.
7. Opte pelo diesel marítimo
Alguns motores de lanchas são movidos a diesel. Para que você tenha mais segurança, escolha comprar o diesel marítimo, pois ele é menos inflamável do que o diesel comum. Esse combustível tem vida útil de até 90 dias.
Gostou de conhecer mais sobre os motores de lanchas? Assine a nossa newsletter e receba todos os conteúdos do blog diretamente no seu e-mail!
Fonte: SocialBoats