Nenhum barco deve sair da docagem sem todos os equipamentos de segurança legalmente exigidos, e ninguém deve sair sem um pequeno kit de ferramentas a bordo. Não importa quão rigorosos sejamos na manutenção de nossos barcos, podem ocorrer coisas que não estão ao nosso controle. Ter um kit de ferramentas pequeno, mas cuidadosamente abastecido a bordo, permite que você lide com esses pequenos problemas imediatamente e volte a desfrutar do seu tempo na água. Ou ajude um amigo quando algo der errado em seu barco.
Aqui estão 10 itens obrigatórios para cada barco. Todos os itens se encaixam em uma pequena bolsa, e de fácil manuseio.
Alicate
Inestimável para apertar porcas que vibram livremente, apertando frisos soltos, soltando o peixe e dezenas de outros usos, um bom par de alicates é essencial. Um par compacto com mandíbulas ajustáveis fornece máxima versatilidade. Alças emborrachadas isoladas fornecem a melhor aderência quando molhadas e sempre gastam alguns reais extras para comprar alicates feitos de compostos não corrosivos e não enferrujantes como o alumínio da série 6000 (uma liga facilmente usinada que inclui magnésio e silício) ou aço inoxidável.
Chave de boca ajustável
Perdendo apenas o alicate como uma ferramenta essencial, uma chave de boca ajustável e ajustável é imbatível para reparos de emergência em praticamente qualquer coisa que seja parafusada – geralmente usada em conjunto com o alicate. Uma chave de tamanho médio lida com a maioria das tarefas marítimas, embora você também queira levar uma chave inglesa menor para um trabalho mais delicado se o barco tiver uma abundância de pequenos parafusos e porcas. Como sempre, as ferramentas de aço inoxidável que resistem à corrosão valem o custo extra.
Chaves de fenda
Dê uma olhada no seu barco para determinar exatamente que tipo de chave de fenda você precisará – a maioria dos barcos usará cabeças Phillips ou Torx. Para economizar espaço, uma chave de fenda com cabeças intercambiáveis é o caminho a percorrer, mas certifique-se de comprar uma ferramenta de alta qualidade – muitas dessas são feitas para serem baratas, e construídas com metais macios que facilmente corroem. As ferramentas de alta qualidade custam mais, mas funcionarão quando você precisar delas e não retirar as cabeças dos parafusos.
Martelo
Não é uma escolha óbvia para um barco, mas um pequeno martelo é uma daquelas ferramentas que não é tão fácil de substituir quando você realmente precisa. Usado com uma chave ajustável, é útil para ajudar a libertar os parafusos corroídos, e é indispensável para corrigir danos aos pára-lamas de alumínio ou outras peças de metal.
Fusíveis
Mesmo que o seu barco possua disjuntores em seu painel elétrico, muitos componentes elétricos do mercado de reposição, como rádios, localizadores, painéis e GPS, ainda usam fusíveis – geralmente os fusíveis em linha localizados no cabo de alimentação. Dê uma olhada no seu barco e veja se isso se aplica aos seus acessórios elétricos . Se assim for, você vai querer levar um suprimento de fusíveis sobressalentes apropriados em seu kit de ferramentas. Um punhado cabe muito bem em um pequeno recipiente de plástico.
Embora os fabricantes adotem constantemente a iluminação por LED, a maioria dos barcos mais antigos ainda utilizam lâmpadas para navegação e iluminação interna. Certifique-se de ter lâmpadas sobressalentes e de que as realmente funcionam. Estes também podem ser armazenados em um recipiente de plástico compacto com os fusíveis.
Fita adesiva
Indiscutivelmente o produto mais versátil do mundo, um rolo de fita adesiva, do tipo ”silver tape”, tem muitos usos de emergência em barcos e reboques. Há alguns anos, um programa de televisão chamado Os MythBusters usaram um um silver tape para consertar um buraco em um barco que, posteriormente, percorreram em torno da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, e até construíram um barco completo com o material, que também foi colocado à prova pelas ondas do Pacífico.
Fita isolante
Embora a fita silver tape faça praticamente qualquer coisa, uma área em que ela não brilha é em reparos elétricos de emergência. É aí que a fita isolante entra em cena. Se você precisa realizar um reparo de fio no barco ou no trailer, é aí que você vai precisar e precisa de uma fita isolante adequada para fazer o trabalho direito.
Abraçadeira de Nylon ou ”Enforca gato”
As abraçadeiras de nylon não parecem ser uma escolha óbvia para um kit de conserto, mas são um daqueles itens que você não aprecia até tê-los, e ver quantas maneiras diferentes eles podem ser usados. Leve uma seleção em tamanhos diferentes e prepare-se para se surpreender.
WD – 40
Embora possa não ser o lubrificante ideal para todos os trabalhos, uma pequena lata de WD-40 vai longe em um barco e em um reboque de barco, onde a corrosão constante muitas vezes faz com que as peças metálicas grudem.
*FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL, EXCETO NAS CATEGORIAS: BOTES, CAIAQUES, SUP E MOTORES. *10% OFF EM TODO SITE, EXCETO NAS CATEGORIAS: BOTES, CAIAQUES, SUP E MOTORES.
Fonte:boatpecas