Um dos maiores problemas que as pessoas que possuem barcos enfrentam hoje é a corrosão, esse problema afeta diversas embarcações e não tomando cuidado pode afetar outros componentes do barco.
Vamos ensinar a vocês algumas dicas para remover a corrosão do barco e prevenir uma possível dor de cabeça:
- O jeito mais fácil de prevenir a corrosão é na hora da limpeza do barco é misturar bicarbonato de sódio e álcool e depois passar um pano.
- A corrosão pode afetar a fiação do barco, por isso recomendamos que utilize fios de cobres estanhados pois eles não corroem. Se os fios forem apenas encapados por uma capa de plástico passe uma borracha nos terminais, nunca deixe os cabos ao sol para que não ressequem.
- Deixe parafusos e porcas protegidos, utilize selantes para remover toda a humidade.
- Sempre após a utilização deve tomar cuidado com o porão, pois é uma parte afetada pela corrosão também. Por isso deve sempre esgotar a água que fica no porão, cuidado para não deixar nenhum objeto molhado dentro. Recomendamos deixar as janelas, portas e gaiutas abertas para manter a ventilação. APENAS quando o barco estiver no seco.
- Utilize óleos ou graxas que não corrosivas para manter as partes elétricas e metálicas seguras.
- Após lavar o barco, sempre seque por completo com um pano. Nunca deixe que seque ao sol.
- Tome cuidado com respingos, para evitar qualquer problema de infiltração e corrosão nas fiações e terminais do painel. Sempre cheque as vedações de borrachas para ver se não estão com problemas
Obs: Objetos de parafusos metálicos de aço e inox tendem a enferrujar mais rápido no mar.
Quer saber mais notícias sobre o mundo náutico? Acesse o Blog Regatta